PotiCon (Conferência Potiguar de Software Livre) é um evento organizado pela comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) que tem o objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as ferramentas livres de desenvolvimento, distribuições GNU/Linux e como anda o mercado atual do Software Livre, com isto o público poderá trocar experiências e impressões sobre os projetos inovadores de código aberto existentes no país. A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo de informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente. Neste ano a comunidade PotiLivre realizará o evento em Natal/RN que acontecerá nos dias 04 e 05 de Novembro de 2017 nas instalações do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN.

Programação

Sábado - 04 de novembro de 2017 - Palestras
08:30 / 09:00 - Credenciamento
08:30 / 09:00 - Código limpo: usando funções e módulos em Python - Luan C. Redmann

A palestra tem como objetivo despertar, no programador iniciante, o hábito de manutenir seus códigos-fonte e apresentar, por meio do uso de módulos e funções, uma alternativa à correção de bugs. Por fim, mas não menos importante, a palestra desmitificará a sensação de medo que a maioria dos programadores iniciantes têm ao se deparar com um arquivo de texto vazio que depende das suas habilidades lógicas para tornar-se um programa propriamente dito.

09:05 / 09:35 - Como desenvolver um site para eventos com CMS Joomla! - José Roberto da Costa Ferreira

Esta palestra tem o objetivo de mostrar o desafio de desenvolver um site para eventos utilizando o CMS Joomla! e o App Builder Seblod, passando pelo sistema de inscrições, listagem de participantes e outros recursos.

09:40 / 10:10 - A definir
10:15 / 10:45 - HowTo: Migração para Software Livre sem mistérios - Matheus Cavalcante de Oliveira

Nesta palestra, mostraremos de forma suscinta a maneira correta para a migração de software proprietário para software livre e quais seus benefícios, objetivando evitar problemas na interação usuário-equipe técnica e usuário-sistema, onde mostraremos o passo a passo deste tão delicado processo, dentre outras considerações importantes.

10:50 / 11:20 - Python, Django e a Inovação em Saúde: Caso de sucesso no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) - Allyson Bruno Campos Barros

Atualmente, o LAIS é um caso de sucesso de inovação em saúde no Brasil e no mundo graças às pesquisas realizadas nessa área. Além disso, diversos sistemas de informação foram criados em parceria com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante disso, a palestra tem por objetivo mostrar os benefícios e desafios trazidos pelo uso de Python e Django no desenvolvimento de sistemas de informação voltados para a área da saúde com base nossa na experiência no LAIS.

11:25 / 11:55 - Live Teste de Software: desafios e oportunidades no mundo da virtualização, dos containers e do desenvolvimento mobile - Amador Pahim
12:00 / 14:00 - Almoço
14:00 / 14:30 - Pedagogia da gambiarra: o IFRN e as possibilidades de hackear o sistema escolar - Ana Eliza Trajano Soares

Este trabalho é parte integrante do projeto de pesquisa "As questões socioeducacionais do Software Livre: contribuições para o ensino técnico no IFRN" realizado no IFRN - Campus Mossoró por um grupo de alunos do curso Técnico Integrado em Informática. Inserido num modelo educacional ante a sua maior crise, o IFRN ainda experiencia estruturas formativas estabelecidas há séculos, tornando muitas vezes o processo de aprendizagem algo mecânico e enfadonho. Diante dessa realidade nos propomos, assim, a traçar algumas reflexões sobre como hackear esse sistema a partir do que chamamos de Pedagogia da Gambiarra, entendendo a gambiarra como ferramenta estimulante a criatividade e engenhosidade e suscitando uma gama de possibilidades a partir de condições pré-existentes, além de prezar pelo ideia de que algo pode sempre ser melhorado. Ancorados ainda nas ideias de Paulo Freire, tais como a obra “Pedagogia da Autonomia”, objetivamos pensar possibilidades de ensino a partir da educação como uma prática libertadora e num processo de construção colaborativa. Enxergamos, nessas duas concepções, a questão pedagógica emancipadora e a gambiarra como elementos da Cultura Hacker capazes de incitar novas reflexões que podem nos ajudar a repensar o nosso sistema educacional.

14:35 / 15:05 - Projeto de Garra Mecânica com Servo Motor Arduino - Rubens Campos de Almeida Junior

Projeto consiste em desenvolver uma garra mecanica com a intenção de realizar duas atividades: giro e deslocamento de um objeto de uma posição X para uma posição Y em uma mesa qualquer. Essas duas rotinas foram escolhidas com o intuito de tornar a construção e execução de determinadas atividades mais práticas e simplificadas. As rotinas a serem executadas foram escolhidas de forma a simular algumas atividades dos braços robóticos existentes na indústria, por exemplo.

15:10 / 15:40 - P3NTE5T W1TH ARM1T4GE - Lucas Oliveira Dantas

Trata-se sobre uma ferramenta de segurança de rede livre e aberta, notável por suas contribuições para a colaboração das equipes de código livre. A ferramenta permite: sessões compartilhadas, dados e comunicação através de uma única instância Metasploit.

15:45 / 16:15 - Redes-em-Chip Uma Nova Arquitetura de Comunicação - Samuel da Silva Oliveira

Redes-em-Chip é uma arquitetura de comunicação escalonável e reutilizável que tem como proposta substituir o barramento em comunicações de sistemas em chip multiprocessados. Nessa palestra abordaremos o funcionamento das Redes-em-Chip e como é realizada a comunicação entre os cores da aplicação. Além disso será mostrada algumas arquiteturas de redes já existentes e suas características.

16:20 / 16:50 - Coffeebreak
16:55 / 17:25 - Não use Linux - Anahuac de Paula Gil

Uma discussão ampla sobre liberdade, software livre, linux e GNU

17:30 / 18:00 - Light Talks (Encerramento)
Domingo - 05 de novembro de 2017 - Minicursos
08:00 – 10:00 - App Inventor para todos - Luís Vitor Damasceno Santos
08:00 – 10:00 - Ferramentas livres para o desenvolvimento de jogos digitais: uma dificuldade duka - Amanda Maria Domingos de Oliveira / Rodolfo Araújo de Carvalho / Dennys Leite Maia
08:00 – 10:00 - Jornada nas Estrelas com Software Livre: Explorando o Stellarium - Luís Eduardo Anunciado Silva / Gelly Viana Mota / Dennys Leite Maia
10:00 – 12:00 - Minicurso de PHP para iniciantes - Mário Araújo Xavier
10:00 – 12:00 - Linha de comando do Sistema GNU ao Python - Clara Nobre e Allytty Rennan

Divulgue

Divulgue e compartilhe com seus amigos o evento da 2ª Conferência Potiguar de Software Livre no Facebook.
Local
IMD - Instituto Metrópole Digital – UFRN – Avenida Capitão Mor-Gouveia – Lagoa Nova, Natal/RN

Apoio

Hybrid Data Center

Casa do Código

IMD

Curitiba Livre

Associação Software Livre.Org

NetConsult Redes e Servidores

Pearson

OC Certificações