PotiCon (Conferência Potiguar de Software Livre) é um evento organizado pela Comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) que tem o objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as ferramentas livres de desenvolvimento, distribuições GNU/Linux e como anda o mercado atual do Software Livre, com isto o público poderá trocar experiências e impressões sobre os projetos inovadores de código aberto existentes no país.
A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo de informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.
Neste ano a comunidade PotiLivre realizará o evento em Natal/RN que acontecerá nos dias 04 e 05 de Novembro de 2017 no Instituto Metrópole Digital (IMD).
Paa mais informações sobre o evento, acesse o link: http://www.potilivre.org/poticon

Foi comemorado mais uma vez em Natal o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2017 em Natal ocorreu no sábado, 16 de setembro, nas instalações do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e foi organizado pela PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre. O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2017 contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas de código aberto, além de muito networking.

As palestras ministradas no evento foram:

O Software Freedom Day em Natal já faz parte da agenda do PotiLivre e conta com um público que tem bastante interesse em conhecer a filosofia do software livre, além de ser bastante participativo. Fica o convite para quem perdeu, não deixar de conferir a próxima edição deste evento e também a sugestão para a realização deste tipo de evento em mais cidades do Rio Grande do Norte.

Para visualizar as fotos do Software Freedom Day Natal 2017 clique aqui.

I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) no IFRN São Gonçalo do Amarante com apoio do PotiLivre

Realizou-se entre os dias 25 e 27 de maio de 2017, o I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante com a parceria da Comunidade Potiguar de Software Livre, PotiLivre.

O evento registrou mais de 600 inscritos, que tiveram a oportunidade de acompanhar diversas atividades como palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições.

A Potilivre colaborou com a I SETIC com as seguintes atividades:

Palestras:

Oficinas:

Para visualizar as fotos da participação da equipe da PotiLivre clique aqui.

A cidade de Natal vem recebendo há anos as edições do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL). Na manhã do sábado, 8 de abril de 2017, pela primeira vez, o Instituto Metrópole Digital (IMD) realizou o evento que, mais uma vez, foi organizado pelo Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte (PotiLivre). O FLISOL tem como principal objetivo a promoção do uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

O evento recebeu aproximadamente 70 pessoas entre alunos, professores, pessoas da comunidade, além de uma caravana do IFRN Campus Ipanguaçu, tínhamos palestrantes, voluntários e a equipe da organização, todos interessados em conhecer mais sobre a filosofia do Software Livre.

O evento contou com as seguintes atividades:

Palestras:
- "Afinal de contas, o que é Software Livre?" por Allythy Souza;
- "Gerenciamento de TIC - Complexidades de Evolução e Práticas" por Maicon Wendhausen e
- "jMetal - a contribuição de um headbanger a um projeto Open Source" por Inacio Medeiros.

Minicursos:
- "Softwares Educativos Livres e Recursos Educacionais Abertos para Matemática" por Dennys Leite Maia;
- "PHP para iniciantes" por Mário Araújo Xavier;
- "Virtualização e Containers com Proxmox" por Maicon Wendhausen;
- "Desenvolvendo jogos e animações de forma criativa com o Scratch" por Matheus Barbosa de Farias e Carlos Henrique Pires dos Santos;
- "Processamento Digital de Imagens com GNU Octave" por Jotacisio Araújo Oliveira e
- "Desenvolvimento de Sites com CMS JOOMLA" por José Roberto Ferreira.

Parceria, comprometimento, busca e compartilhamento de conhecimentos marcaram o FLISOL 2017 em Natal. Agradecemos ao Instituto Metrópole Digital pela cessão do miniauditório para as palestras e dos laboratórios para os minicursos, Hybrid com a hospedagem do site do evento, OYS Technology e Julio Coutinho, autor do livro Joomla Guia de Consulta Rápida, pela disponibilização de brindes para sorteios. Aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos, aos novos voluntários que ajudaram a organização do evento e claro, aos participantes, destacando a força de vontade da caravana de alunos e professores do IFRN Ipanguaçu que aproveitaram o sábado para aprender um pouco mais sobre liberdade com Software Livre.

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Fique por dentro do que aconteceu no FLISOL 2017 em Natal/RN no vídeo produzido por Moisés Abraão:
 
Python Day Natal 2016

No dia 17 de dezembro de 2016 aconteceu em Natal, nas instalações do Instituto Metrópole Digital/UFRN, a segunda edição do Python Day Natal que foi organizado pela PotiLivre, grupo de usuários de software livre do Rio Grande do Norte e pelo GruPy-RN. O evento teve o objetivo de levar mais informações sobre a plataforma de desenvolvimento Python aos programadores e afirmar essa linguagem no mercado local.

O Python Day Natal foi um dia inteiro de atividades relacionadas à linguagem de programação Python com palestras e troca de experiências. As palestras e palestrantes foram:

No período da tarde, em paralelo ao evento, aconteceu também um "sprint" com as integrantes do PyLadies. No final tivemos ainda as "lightning talks" onde os participantes tiveram alguns minutos para apresentar suas ideias ou projetos.

Abaixo temos a gravação da palestra Python: o poder da linguagem, mercado de trabalho e diversidade ministrada por Gabriela Cavalcante da Silva e Ana Clara Nobre, este vídeo foi produzido por Moisés Abraão.


Para visualizar as fotos do Python Day Natal 2016 clique aqui.
A PotiLivre, comunidade de usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte, esteve a frente da organização da 1ª Conferência Potiguar de Software Livre (PotiCon), em Natal (RN). O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de 2016 nas instalações do IFRN Campus Natal Central. Na noite da sexta-feira, 18, aconteceram os minicursos nos Laboratórios da DIATINF e durante o sábado, 19, as palestras foram apresentadas no miniauditório da DIAC.
O evento teve início às 18:00h de sexta-feira, 18, com os seguintes minicursos:
Na grade do evento houveram 12 palestras no sábado, 19, que prenderam a atenção dos quase 80 presentes:
Para visualizar as fotos da 1ª PotiCon clique aqui
Durante o evento a organização divulgou ao público presente que poderia utilizar duas hashtags: #PotiCon e #PotiLivre. E dentre diversos compartilhamentos, um chamou bastante a atenção:
poticon compartilhamento
Podemos dizer que o evento foi finalizado com sucesso! Um evento da comunidade para a comunidade de Software Livre que renderá novos e bons frutos e que estará de braços abertos para mudanças! Sem vocês (público, palestrantes, patrocinadores e organização) esse evento não aconteceria! A organização do evento agradece aos patrocinadores do evento: Hybrid Data Center, NetConsult, Kumon Nova Parnamirim, Brodycast, Evolux, GDG Natal, IFRN Natal Central, 168 Horas e SpeakerFight e vamos de GNU heim! #SoftwareLivre #PotiLivre #PotiCon #GNU
Fique por dentro do que aconteceu nos dois dias da PotiCon no vídeo produzido por Moisés Abraão.:
 

Foi comemorado mais uma vez em Natal o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2016 em Natal ocorreu no sábado, 17 de setembro, nas instalações do Instituto Metrópole Digital/UFRN e foi organizado pela PotiLivre, grupo de usuários de software livre do Rio Grande do Norte. O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2016 contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas de código aberto, além de minicursos.

As palestras ministradas no evento foram:
- "Afinal de contas, o que é Software Livre?" por Allythy Souza;
- "O que é Joomla?" por José Roberto da Costa Ferreira;
- "SFD Adverte: O Software não-livre pode ser prejudicial à sua saúde" por Marcel Ribeiro Dantas;
- "KDE Mobile: Leve o KDE Plasma para o seu Android e codifique nesse projeto" por Mário Araújo Xavier e
- "Diversidade na Comunidade: PyLadies e Software Livre" por Débora Azevedo.

Ainda pelo período da tarde aconteceram dois minicursos:

- "Minicurso de Desenvolvimento de Sites Com CMS Joomla" por José Roberto da Costa Ferreira e
- "Do Terminal ao Python: Vamos codificar e decodificar juntos?" - Ana Clara Nobre e Débora Azevedo.

Para visualizar as fotos do Software Freedom Day Natal 2016 clique aqui.

III Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO)A Coordenação do Curso de Licenciatura em Informática do IFRN Campus Natal Zona Norte com a parceria do Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte, PotiLivre, realizou nos dias 8 e 9 de agosto de 2016 a III Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO).

O evento teve em sua programação palestras e mesas-redondas sobre o tema "Tecnologias Livres Aplicadas à Educação".

Confira a relação das palestras:

Para visualizar as fotos da III SELINFO clique aqui.

FLISOL Natal 2016Foi realizado mais uma vez, no dia 16 de abril, em Natal, o FLISOL (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre).
O evento foi organizado pelo Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Norte (PotiLivre) com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central, que cedeu as instalações para a realização das atividades.
Apesar da chuva, estiveram presentes no evento, de 8 às 18 horas, cerca de 40 pessoas, além dos palestrantes, voluntários e da equipe da organização. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a interessantes palestras, além de poderem ter contato com a comunidade de software livre de Natal. Foi aberto, também, espaço para palestras rápidas para os interessados em ocupar os espaços vagos da programação.
 
O evento teve as seguintes atividades:
 
 
Lightning talks:
"Pesquisa social sobre a comunidade software livre" por Ana Eliza Trajano
"Projeto de fomentar a programação em Caraúbas" por Allan Kardec
 
O FLISOL em Natal já faz parte da agenda do PotiLivre e conta com um público que tem bastante interesse em conhecer a filosofia do software livre, além de ser bastante participativo. Fica o convite para quem perdeu, não deixar de conferir a próxima edição deste evento e também a sugestão para a realização em mais cidades do Rio Grande do Norte.
Para visualizar as fotos do FLISOL Natal 2016 clique aqui.
Python Day Natal 2015No dia 12 de dezembro de 2015 aconteceu em Natal nas instalações da Faculdade Estácio de Natal a primeira edição do Python Day Natal organizado pelo Grupo de usuários Python do Estado do Rio Grande do Norte (GruPy-RN). O evento teve o objetivo de levar mais informações sobre a plataforma de desenvolvimento Python aos programadores e estimular esta linguagem no mercado local. O evento ainda teve a participação de uma caravana de estudantes do IFRN Campus João Câmara.

O Python Day Natal teve dia inteiro de atividades relacionadas à linguagem de programação Python com palestras, a hora do código e troca de experiências, além de sorteio de brindes.

As palestras ministradas no evento foram:
- "Import Python" por Júnior Farias;
- "Diversidade na Comunidade Python" por Emilly Leão;
- "O Python na saúde pública brasileira" por Marcel Ribeiro;
- "Python para WEB com Django" por Jonhnatha Trigueiro;
- "SUAP: Caso de Sucesso utilizando Python e Django no Serviço Público Federal" por Allyson Barros;
- "Criptografia com Python" por Leo Kirotawa;
- "Conteinerizando suas Aplicações com Python" por Hudson Brendon;
- "Flask: O pequeno príncipe" por Diego Toral.

Após as palestras aconteceram ainda as "lightning talks" que foram a hora mais democrática do evento, onde os participantes tiveram 5 minutos para apresentar suas ideias ou projetos, entre elas José Roberto aproveitou e apresentou como funciona a Comunidade PotiLivre.

Finalizando o evento aconteceu no laboratório de redes a Hora do Código.

Para visualizar as fotos do Python Day Natal 2015 clique aqui.