No dia 13 de Agosto a Comunidade PotiLivre foi convidada a participar da disciplina “Software Livre, Educação e Cultura”, no Instituto Metrópole Digital (IMD), que é ministrada pelo Prof. Dr. Dennys Leite Maia, com objetivo de apresentar a Comunidade e a filosofia do Software Livre aos alunos. Uma disciplina muito importante, tendo em vista que algumas faculdades negligenciam o tema. Ficamos muito felizes com o convite do Dennys que cedeu o horário da sua disciplina para a PotiLivre.

Fotos

Nos dias 2 e 3 de agosto a Comunidade PotiLivre participou do UPGRADE, evento realizado pelo Instituto Metrópole Digital(IMD), para recepcionar os alunos da instituição nesse segundo semestre. O evento foi marcado por uma variedade de atividades envolvendo a comunidade acadêmica e a PotiLivre colaborou com algumas delas.

Palestras:

  • Comunidades Everywhere - Allythy Rennan, Clara Nobre.
  • Capture The Flag é muito mais que um jogo - Clara Nobre.

 Minicursos:

  • Introdução Introdução ao Git e GitHub - Allythy Rennan.

 Fotos

UERN sediou o 1º MeetUp PotiLivre Mossoró

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebeu no sábado, 21 de julho de 2018 o "MeetUp Potilivre Mossoró", evento gratuito onde profissionais e entusiastas de tecnologias de software livre se reuniram para troca de experiências, oferecendo uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Nesta primeira edição ocorreram o ciclo de palestras e a oferta de minicursos. O evento foi uma promoção da PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, e teve a coordenação local do professor Alysson Oliveira, do Departamento de Informática da UERN.

Tivemos as seguintes palestras:

  • O que é Software Livre e Comunidade PotiLivre por Allythy Souza;
  • Web Scraping com Python e Selenium por Sedir Morais;
  • LibreOffice: A inclusão de pacote office nas escolas públicas por Gabriel Rocha, Bianca Ferreira e Rellyson Douglas;
  • A utilização de software livre no ambiente de trabalho: do desktop ao servidor por Thalia Katiane Sampaio Gurgel e
  • Conhecendo o Node.Js por Arthur Aleksandro Alves Silva.

E ainda os seguintes minicursos:

  • Introdução ao maravilhoso mundo de Python por Victor Matheus Castro e
  • Introdução à linha de comando no GNU/Linux+Python por Allythy Souza.

 Fotos

 

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) realizado no Rio Grande do Norte no dia 28 de abril de 2018 teve um fator especial: pela primeira vez três cidades potiguares conseguiram realizar este evento no mesmo dia, Natal, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim. A Comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) conseguiu organizar o FLISoL em Natal e enviar seus coordenadores para as outras duas cidades.
O FLISoL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica.
Em Natal o FLISoL foi realizado nas instalações do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Em Pau dos Ferros e em Ceará-Mirim foram utilizadas os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de suas respectivas cidades. Os três locais realizaram o mesmo esquema de organização, pela parte matinal foram realizadas as palestras e na parte vespertina, os minicursos.
Em Natal tivemos as seguintes atividades:
flisol pdf 2018
Figura 2: FLISOL em Pau dos Ferros no IFRN

Já em Pau dos Ferros tivemos: 
  • O que é Software Livre, Comunidade PotiLivre por Allythy Rennan (Coordenador da PotiLivre);
  • Ferramentas livres para testes de intrusões por Anderson Cirilo Valentim;
  • Como se envolver com software livre por Marco Diego (UFERSA);
  • Cybermundo e a (in)segurança por Rubens Santos;
  • CTF & WarGames: Que comecem os jogos... por Allan Kardec Cunha;
  • Como e porque adotei Python utilizando software Livre por Carlos Fran Ferreira Dantas;
  • Minicurso de Git e Github por Allythy Rennan Medeiros de Souza;
  • Introdução ao GNU/Linux por Bruno Morais Pinheiro;
  • Introdução a Programação utilizando Software Livre por Wanderson Rego Oliveira e
  • Introdução ao Vim por Tallys Cesar.
flisol cm 2018
Figura 3: FLISOL em Ceará-Mirim no IFRN

E em Ceará-Mirim os trabalhos apresentados foram:
  • O que é Software Livre, Comunidade PotiLivre e FLISoL por Pedro Baesse (Coordenador da PotiLivre);
  • Segurança na Web - Emylle Varela (SaferNet), Sávyo (SaferNet e Servidor do IFRN) e Gustavo Paiva (Membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB);
  • Experiência Campus Party por Brunna, William, Gabriel Félix, Anderson e Alexsandro (Alunos do IFRN Ceará-Mirim);
  • A revolução da web com software livre e seu impacto no mercado de trabalho por Jhonny Michel (ex-aluno do IFRN e funcionário da Evolux);
  • Roda de Conversa sobre Software Livre por usuários fora da área de TI por Ana Eliza (Socióloga), Ricardo Gentil (Filósofo), Stanley (Filósofo) e Ricardo Vilar (Historiador) e 
  • Como o software livre afeta o desenvolvimento e o mercado de jogos digitais por Tainá Medeiros (Coordenadora do Meninas que Jogam).
Como foi observado foram muitas atividades desenvolvidas nas três cidades tendo como tema o Software Livre. Vale destacar que a ida dos coordenadores da PotiLivre, Allythy Renan para Pau dos Ferros e Pedro Baesse para Ceará-Mirim, serviram de apoio para que os coordenadores locais, Matheus Ricelly e Aluísio Igor Rego Fontes em Pau dos Ferros e Adorilson Bezzera em Ceará-Mirim obtivessem êxito e levando a experiência da Comunidade Potiguar de Software Livre na realização de eventos. Vale a pena também citar o sucesso dos três eventos pelo apoio e patrocínio das seguintes empresas/instituições: Em Natal: UNI-RN, AutoForce Performance e Resultados, DAE Networks e Hybrid Data Center. Em Pau dos Ferros: IFRN Pau dos Ferros, Cores Comunicação Visual, NetOnLine, Multilocadora Pauferrense, Grupo Saruê, UTI dos Capacetes e JP Borrachas e Parafusos. Em Ceará-Mirim: IFRN Ceará-Mirim.
flisol natal 2018 caravana
Figura 4: Caravana de alunos do IFRN Ipanguaçu com a coordenação da PotiLivre

Em Natal ainda tivemos a participação da caravana de alunos do IFRN Ipanguaçu que trouxe alunos de cidades vizinhas como Angicos, Assu, Santana dos Matos, Alto do Rodrigues, Itajá, Macau e São Rafael.
Para 2019 fica a expectativa para novas cidades potiguares realizem o FLISoL para que mais pessoas sejam impactadas com os benefícios da utilização de Software Livre em suas vidas. Para visualizar as fotos do FLISoL 2018 no Rio Grande do Norte, é só acessar os links a seguir: Natal, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim.
A Comunidade Potiguar de Software Livre participou da 1ª edição da Campus Party Natal no Centro de Convenções de Natal (RN). Para os membros da coordenação da PotiLivre com certeza foi uma experiência incrível ter participado de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Ana Clara Nobre, Allythy Renan, Pedro Baesse e José Roberto apresentaram no dia 13 de abril de 2018 a palestra "O desafio de levar a filosofia do Software Livre para o interior do Rio Grande do Norte".
Pedro Baesse iniciou a palestra falando primeiro sobre a PSL-RN (Projeto Software Rio Grande do Norte) como os grandes precursores em levar a filosofia do software livre para o estado com diversos eventos entre 2005 e 2010 como os Encontros Potiguares de Software Livre (EPSL), Encontros Nordestinos de Software Livre (ENSL) e os Dias Livres.
José Roberto explanou o que é a PotiLivre, informando principalmente que é formada por voluntários, onde a comunidade tem como missão o ponto de integração entre as outras comunidades de software livre, além de ter visão bem interessante, ser o maior grupo de usuários de software livre do país.
Allythy Renan explanou os conceitos principais sobre software livre, como as quatro liberdades. Foram mostrados os diversos eventos realizados pela PotiLivre, como FLISOL, Software Freedom Day e PotiCon, além da participação da comunidade em outros eventos organizados por diversas instituições de ensino, inclusive no interior do Ceará em Russas.
Pedro Baesse ainda relatou que tomando como base a estrutura da Rede IFRN, a ideia é aproveitar esta estrutura para divulgar o software livre para estas cidades, lembrando que pode ser qualquer instituição de ensino de qualquer cidade potiguar que tiver o interesse sobre software livre, a PotiLivre está de portas abertas para conversar. 
Ana Clara Nobre citou as principais dificuldades que a PotiLivre encontra até hoje para o gerenciamento da comunidade, dentre delas, a falta de tempo dos voluntários e Pedro Baesse ainda reforçou: "Não existe falta de tempo, existe falta de prioridade". Ana Clara Nobre ainda relatou que existem muitas disputas sobre qual é o melhor sistema, mas para ela "Você deve usar o que lhe agrada mais, porém conheça outras ferramentas para poder argumentar o que é bom ou ruim nela, e o que for ruim, e você tiver a capacidade de arrumar, colabore, melhorando a ferramenta".
José Roberto listou os principais recursos oferecidos pela comunidade para quem precisa organizar um evento. No final os palestrantes agradeceram os participantes pela presença e pelo interesse em conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pela PotiLivre.
Para quem não conseguiu acompanhar a palestra no dia, abaixo segue o vídeo:
Para visualizar as fotos da palestra é só clicar aqui e a seguir o link da palestra: slideshare.net/potilivre/o-desafio-de-levar-a-filosofia-do-software-livre-para-o-rio-grande-do-norte.
A PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, nos dias 2 e 3 de de março de 2018 realizou em Mossoró nas instalações da UERN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e da UFERSA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o 1º Encontro PotiLivre do Oeste. Foi um evento gratuito com uma programação de palestras e oficinas com temas voltados à filosofia do software livre. O encontro foi organizado por membros da coordenação da PotiLivre de Natal e pelos seguintes professores: Prof. Dr. Sebastiao Emidio Alves Filho (UERN), Prof. Dr. Paulo Henrique Lopes Silva (UFERSA) e Prof.ª Me. Ana Eliza Trajano Soares (IFRN Campus Nova Cruz).
Além do público mossoroense, o evento teve a participação de caravanas de alunos das cidades de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
A coordenação do evento ficou impressionada com o público presente nos dois dias do encontro, demonstrando que "o espírito e as ideias de desenvolvimento livre vivem em nós", como afirmou Lucas Vinicius Ferreira da Silva, um dos participantes do evento.
Tivemos também o depoimento de outro participante, Gyl Monteiro dos Santos de Sousa: "Gostaria de parabenizar pelo evento. Foi muito proveitoso. O que vocês estão fazendo é de grande importância, interiorizando o conhecimento. O que antes ficava restrito à capital e região metropolitana, agora esses encontros são expandidos para cidades mais distantes e ofertando a possibilidade de disseminar o conhecimento e dialogar com pessoas das diversas regiões do Rio Grande do Norte e também do Ceará. Parabéns realmente pela iniciativa".
A coordenação ficou bastante feliz e informa que a comunidade está disponível para a realização de outros eventos em qualquer cidade que tenha interesse sobre software livre. 
No 1º Encontro PotiLivre do Oeste aconteceram as seguintes atividades:
Palestras:
Minicursos
A coordenação do evento agradece a todos que colaboraram para a realização deste encontro: UERN e UFERSA pela cessão dos auditórios e laboratórios para as palestras e minicursos. Hybrid com a hospedagem do site do evento. DAE Networs, AutoForce e NGINX pela disponibilização de brindes para sorteios. Cactus Tecnologia pelo patrocínio. Aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos, aos voluntários que ajudaram a organização do evento e claro, aos participantes, onde alguns tornaram-se membros da comunidade, destacando a força de vontade da caravana de alunos e professores de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros que aproveitaram para aprender um pouco mais sobre liberdade com software livre. 
Para visualizar as fotos do evento é só clicar aqui
 
Foi realizada, no dia 02 de dezembro de 2017, pela PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre, a PotiTour no IFRN Campus Ceará-Mirim. PotiTour é um evento especial onde voluntários da PotiLivre compartilham seus conhecimentos através de palestras e minicursos em instituições de ensino que possuem cursos de Tecnologia da Informação, possibilitando que alunos da instituição e o público interessado por tecnologia fiquem por dentro das novidades sobre os assuntos que envolvam a filosofia do software livre. Neste evento aconteceram as seguintes atividades:
Palestras:
Minicursos:
  • Stellarium - Explore o universo inteiro pelo computador por Gelly Viana Mota e Luís Eduardo Anunciado Silva;
  • Programando seu primeiro sistema web em PHP por Mário Araújo Xavier;
  • Coloque seu site no ar em minutos com o Joomla por José Roberto Ferreira e
  • Aprenda Python e linha de comando de maneira simples e prática por Rodrigo Castro.
Confira abaixo as fotos da 1ª PotiTour em Ceará-Mirim:
 
De 4 a 5 de novembro de 2017, a Comunidade Potiguar de Software Livre (PotiLivre) organizou a 2ª Conferência Potiguar de Software Livre (PotiCon) nas instalações do Instituto Metrópole Digital (IMD). A PotiCon objetiva ampliar os conhecimentos sobre as ferramentas livres de desenvolvimento e fomentar a troca de experiências e impressões sobre os projetos inovadores que utilizam software livre. Com uma proposta cada vez mais abrangente, a PotiCon destaca-se por reunir um amplo conteúdo de informações, ideal para que estudantes, professores e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente. E foi justamente isto que aconteceu durante os dois dias do evento. No sábado, durante a manhã e a tarde, aconteceram a apresentação das seguintes palestras:
 Na manhã do domingo, 05, aconteceram os seguintes minicursos:
  • Jornada nas Estrelas com Software Livre: Explorando o Stellarium por Luís Eduardo Anunciado Silva, Gelly Viana Mota;
  • Segurança de Redes com Software Livre por Maicon Wendhausen;
  • Linha de comando do Sistema GNU ao Python por Ana Clara Nobre e Allythy Rennan;
  • PHP para iniciantes por Mário Araújo Xavier e
  • Desenvolvimento de Sites com CMS Joomla! por José Roberto da Costa Ferreira
No domingo pela tarde aconteceu a aplicação das provas de Certificações LPIC-1 e LPIC-2 no Hotel Maine.
Para visualizar as fotos da 2ª PotiCon clique aqui.
Nos dias 18 e 20 de outubro de 2017 a Comunidade PotiLivre participou ativamente de dois grandes eventos realizados em cidades diferentes. No dia 18 de outubro de 2017 aconteceu a IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN Campus Parnamirim, evento que foi marcado por uma variedade de atividades envolvendo a comunidade acadêmica do campus e a Comunidade PotiLivre colaborou com as seguintes atividades:
  • Minicurso de Desenvolvimento de Sites com Joomla por José Roberto da Costa Ferreira;
  • Palestra Softwares e Sistemas Operacionais livres na busca pela inovação e o Minicurso Recuperando arquivos excluídos usando ferramentas simples por Felipe Alison Jerônimo de Lima;
  • Minicurso básico de linha de comando do Sistema GNU e a Palestra O que é Debian por Allythy Rennan Medeiros de Souza;
  • Configurando um servidor Proxy com Squid por Matheus Barbosa de Farias e
  • Palestra Hackers, os artífices do Ciberespaço: quando a ideia dialoga com a prática concreta por Ana Eliza Trajano.
 
Já no dia 20 de outubro de 2017 a Comunidade PotiLivre colaborou com a SESCOMP, Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação, evento anual da Universidade Federal do Ceará no Campus de Russas, que teve como objetivo principal complementar a formação profissional e acadêmica dos alunos dos cursos de Engenharia de Software e de Ciência da Computação. Os integrantes da PotiLivre foram muito bem recebidos pela coordenação do evento e observou-se também o grande respeito e interesse dos acadêmicos daquela instituição pelos assuntos abordados pelos integrantes da PotiLivre, que eram justamente voltados ao software livre e foram os seguintes:

Palestras
  • Gerenciamento de Tecnologia da Informação e Comunicação por Maicon Wendhausen;
  • O que é Software Livre e Comunidade PotiLivre por Allythy Rennan Medeiros de Souza;
  • Suporte em TI para Desktop com Software Livre por José Roberto da Costa Ferreira e
  • Software Livre no Banco do Brasil: como o BB economizou 50 milhões de reais com ferramentas livres por Mario Araujo Xavier
 
Minicursos
  • PHP para iniciantes por Mario Araujo Xavier;
  • Linha de comando do Sistema GNU por Allythy Rennan Medeiros de Souza;
  • CMS Joomla: Instalação e Configuração por José Roberto da Costa Ferreira e
  • Segurança de Redes com Software Livre por Maicon Wendhausen
 Para visualizar as fotos da participação da Comunidade PotiLivre na IV Semana de Ciência e Tecnologia, clique aqui e as fotos da SESCOMP, clique aqui.
 

Foi comemorado mais uma vez em Natal o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2017 em Natal ocorreu no sábado, 16 de setembro, nas instalações do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e foi organizado pela PotiLivre, Comunidade Potiguar de Software Livre. O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2017 contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas de código aberto, além de muito networking.

As palestras ministradas no evento foram:

O Software Freedom Day em Natal já faz parte da agenda do PotiLivre e conta com um público que tem bastante interesse em conhecer a filosofia do software livre, além de ser bastante participativo. Fica o convite para quem perdeu, não deixar de conferir a próxima edição deste evento e também a sugestão para a realização deste tipo de evento em mais cidades do Rio Grande do Norte.

Para visualizar as fotos do Software Freedom Day Natal 2017 clique aqui.

hdc